Anarquismo Verde ou Eco-Anarquismo é uma filosofia naturalista anarquista, que defende um regresso ao estado primitivo pré-industrial, baseando-se num ponto de vista centrado na natureza, privilegia a interação equilibrada entre homens e entre homens e bichos.
______________________________________________________________
Detalhes sobre o estilo de vida autossuficiente:
Detalhes sobre o estilo de vida autossuficiente:
1) Por necessidade de sobrevivência os espaços desérticos tenderão a tornarem-se verdes.
2) Sem nações, vilas independentes e autossuficientes ou com parcerias.
3) Evitar a tecnologia de entretenimento e objetos supérfluos, o desenvolvimento desenfreado das cidades e campos agrícolas, todo o tipo de indústria.
4) Deve-se promover o decréscimo da população humana sempre que estes estejam em desequilíbrio com as espécies animais.
5) As trocas (quando feitas) deverão ser em bens e não em valores monetários.
6) Por necessidade empregaríamos a sabedoria para desenvolvimento do humano.
7) Como não há Estado você não tem que repartir os frutos do seu trabalho com pessoas que você não conhece.
8) A criminalidade é nula, pois, como não há Estado não há mais a proteção dos "direitos humanos", e aquele que se atrever a cometer crimes correrá o risco de ser linchado, pois as pessoas defenderão umas às outras. O povo terá o direito de expulsar o culpado, ou não, da vila.
9) Você terá bem mais saúde, pois sua comida será orgânica e o estresse praticamente não existirá, pois o contato com a natureza o elimina. A alimentação deve ser vegetariana sendo a morte de animais aceite apenas em casos de escassez extrema. As leis não devem ter o ser humano como centro do Universo, mas sim devem ser equitativas entre homens e animais. Não existe nenhuma explicação eticamente correta para o fato de o homem ser superior aos bichos aos olhos das leis que ele próprio cria para seu proveito.
10) Os problemas ambientais serão revertidos, pois não haverá mais exploração predatória do meio ambiente, e a produção de lixo será insignificante, caso exista. Logo, seus descendentes receberão um mundo melhor para viver, e saberão como viver sem ameaçar às demais espécies.
11) A educação da população deverá ser autodidata ou através do seguimento de mestres e deverá ser neutra e imparcial em relação às necessidades da comunidade. Você mesmo é seu líder. Ser independente não passa necessariamente por um emprego e um salário alto, mas sim pela capacidade de assumir as responsabilidades individuais. A educação será bem melhor, pois as crianças aprenderão apenas o que necessitam saber, e o farão na prática e sob os cuidados dos pais, logo sem doutrinação alguma. A escola tem de ser repensada desde suas bases, deixando de ser um meio de doutrinação para o sistema para ser um meio de preparação para a vida. Mudar a forma de ensinar da maneira atual, onde o professor tenta despejar montanhas de conhecimentos abstratos na cabeça dos alunos e depois cobrar sua memorização em testes. O certo é o professor indicar o caminho para o aprendizado, deixando que cada pessoa aprenda da melhor forma que puder, a seu próprio tempo. Assim, não haverá mais alunos fracassados, e nem deve haver, pois todos podem aprender bem, basta que tenham a liberdade de fazê-lo à sua própria maneira. Isso pode ser potencializado se houver um regime de internato, onde os aprendizes convivem uns com os outros por tempo integral, e tem o dever de cuidar dos afazeres domésticos do local. Essa é uma forma de ensinar responsabilidade e tolerância. Quem se interessar por tópicos mais avançados poderá aprendê-los em separado dos demais. Todas as ciências devem ter o objetivo de conhecer o universo promovendo o desenvolvimento humano efetivo, criando seres sábios e não seres capazes de exercer funções. Deve-se, sempre, criar condições para aqueles que não quiserem estudar.
As escolas deverão ser independentes umas das outras tendo, ou não, diferentes tipos de temática de ensino promovendo assim a diversidade de conhecimentos. As escolas terão reputações conforme as obras dos seus mestres. Poderão abordar o método científico ou não, poderão ter um caráter objetivo ou não.
A diversidade é essencial para a evolução. Quanto maior for a diversidade de sabedoria maior é a possibilidade de existir uma correta. Além disso, as várias sabedorias completam-se.
O tempo que o estilo de vida autossuficiente proporciona será ideal para o desenvolvimento intelectual. Isso proporcionará uma compreensão profunda da natureza assim como construções artísticas como nunca na história houvera, pois todas as pessoas, que o desejarem, terão possibilidades e condições de se dedicarem à sabedoria a tempo inteiro.
A filosofia é uma sabedoria tão válida como qualquer outra. O filósofo como ser sábio deve ter a sua função na sociedade não pondo em causa o seu sustento e a sua vocação.
Sua qualidade de vida será diretamente proporcional aos seus esforços, já que você terá a responsabilidade total por seus atos e sua vida. Assim, você não poderá delegá-las a um governo, como se faz hoje com a saúde, a educação e a segurança.
A educação depende dos hábitos adquiridos desde a tenra infância, e não da quantidade e/ou qualidade das escolas e professores existentes.
12) O comunismo que existiu pela maior parte da história da nossa espécie foi superior ao capitalismo. Dentro do período em que aquele existiu, foram descobertos o fogo e a roda, sem os quais todos os avanços posteriores não poderiam ter ocorrido. Se não fosse pela vontade de cooperação que caracterizou a nossa espécie nos seus primórdios, esta teria sido extinta pelos predadores e o capitalismo sequer teria existido e nós sequer teríamos nascidos. Se o capitalismo, ao invés de uns 300 anos, tivesse alguns séculos a mais de existência, os recursos naturais do planeta estariam esgotados hoje, ao passo que estes permaneceram quase que intocados por centenas de milhares de anos de comunismo. Será que é vantajoso acelerar o ritmo de "avanços" tecnológicos dentro do capitalismo, tendo em vista que isso criará mais dependência frente à tecnologia e montanhas de lixo ainda maiores, pois a complexidade dela aumentará e a manutenção ficará ainda mais difícil? Onde está a "liberdade de inovação" tão alardeada pelos capitalistas?
O sistema capitalista é produção em série de produtos de menor qualidade e serviço de má qualidade e os autores ainda ganham dinheiro por isso.
__________________________________________________________________
Trocar dinheiro por autossuficiência
A economia "moderna" é uma invenção recente, tem algumas centenas de anos, e antes disso não havia algo como uma "recessão sem fim", pelo contrário, as pessoas que eram autossuficientes desfrutavam de boas condições de vida, até melhores que as atuais, e isso sem retirar da natureza mais do que o necessário para a subsistência. O que devemos ter em mente é que o dinheiro não tem valor intrínseco algum, este é só um meio de troca. Assim, de nada adiantará ter 1 milhão de reais na sua conta bancária se você não puder obter sequer a sua próxima refeição em troca. Cedo ou tarde isso vai acontecer se insistirmos no capitalismo. Temos que evoluir, "de baixo para cima" (o Estado e suas instituições só podem existir enquanto os problemas atuais não forem resolvidos, ou enquanto as pessoas dependerem destes para resolver seus próprios problemas), a um modo de vida que contribua com a natureza, em oposição ao atual, que vai contra ela. Se não o fizermos, nossos descendentes terão que fazê-lo. Estarão preparados para isso, se muitos de nós não estamos sequer hoje, quando ainda podemos desfazer os problemas que foram criados nos 300 anos de existência do capitalismo? Não vou obrigar as pessoas que pensam como você a mudarem de opinião, isso cabe a elas próprias, mas essas pessoas não poderão obrigar aquelas que forem autossuficientes a lhes fornecerem comida quando a crise final do capitalismo chegar, combinado?
Métodos para se alcançar autossuficiência
- Se formos pensar bem, o aumento do desemprego seria excelente se os desempregados buscassem o conhecimento que lhes permitiria alcançar a autossuficiência, deixando de contribuir para a manutenção do Estado e do capitalismo. A mentalidade de avaliar as coisas só pelo seu custo direto (o que você paga por elas) foi o que permitiu o surgimento de todos os problemas ambientais que vemos hoje. Os custos indiretos (devastação ambiental e problemas sociais decorrentes) não se refletem no preço, mas existem de qualquer maneira. Saiba que "as modernidades e o conforto que esses avanços proporcionam" criaram as montanhas de lixo eletrônico existentes em países pobres, as quais são quase impossíveis de reciclar. Assim, ao exercer nossa "liberdade de consumo", estamos ferindo a liberdade de outros povos de respirar um ar limpo e de consumir água e comida livres de toxinas. Você gostaria de estar no lugar deles? Ninguém defende consumo zero, mas sim consumir apenas o necessário, como foi feito nos milhões de anos em que existiu comunismo (na chamada "Pré-História").
- Caso esse modo de vida autossuficiente se espalhasse, o governo deixaria de arrecadar impostos e iria à falência sem a necessidade de uma revolução armada. Há alguma possibilidade de esses magnatas não enriquecerem sempre mais? Somente se todas as pessoas se tornarem autossuficientes de todo e qualquer empreendimento e instituição que pertença a essa elite, ou seja, do capitalismo. Assim, a fortuna desses magnatas não valeria mais nada, e as cédulas existentes voltariam a valer pelo que sempre foram: pedaços de papel. A raiz da corrupção e dos problemas sociais não mais existiria, e o comunismo (que é bem diferente do socialismo) voltaria a existir.
- Para alcançar a autossuficiência, deve-se começar cultivando a própria comida, seja em um terreno próprio ou em uma plantação comunitária, e obtendo água pura (destilada - ou mesmo de um poço artesiano ou ainda da chuva) para uso pessoal. Além disso, é preciso aprender habilidades que sejam úteis no dia-a-dia, como carpintaria e outras do tipo. O ideal é que haja pessoas próximas entre si que dominem vários tipos de habilidades, de modo que umas ensinariam e ajudariam às outras. O fato é que esta é censurada porque derrubaria um dos pilares do modo de vida atual: dependência frente ao petróleo, que é propriedade de uma pequena elite. O que se deve eliminar também é a obsolescência planejada ("feito para não durar") para reduzir a exploração de recursos naturais e impedir a criação de montanhas de lixo eletrônico quase impossível de reciclar como as existentes hoje em países africanos.
- Você terá que reciclar tanto quanto puder de seus resíduos, pois ninguém o fará por você. A quantia de dinheiro e bens que você acumulou até a transição ao anarquismo não o exime das mesmas responsabilidades das demais pessoas, por mais que você tenha acumulado. E isso vale também para seus diplomas e qualquer coisa do gênero. Os bilionários, em resumo, também terão de interagir com a natureza para extrair dela o seu sustento. Nesse, você mesmo é seu líder, e sua liberdade irá até onde começar a dos outros.
- Se você trata "educação" como sinônimo de instrução, ainda assim isso é uma responsabilidade individual, pois cabe a você buscar o conhecimento que necessita, sem necessariamente ter que obter um diploma (que é só um pedaço de papel). Se você quer pagar para ter conhecimento, isso é escolha sua, pois é possível obter conhecimento na internet.
- Se os problemas fossem todos resolvidos (isso se pudessem ser com meras reformas), o governo se tornaria desnecessário. E parece que os políticos sabem disso, pois combatem apenas as consequências dos problemas, mas nunca eliminam suas causas.
- Se as pessoas assumissem a responsabilidade por seus próprios atos e pelas suas próprias vidas ao invés de exigir um governo-babá que o faça por elas, certamente o país estaria bem melhor. Temos que parar de culpar políticos que nem conhecemos pela nossa irresponsabilidade e amadurecer em termos de princípios.
- Ninguém tem todas as respostas para tudo, e encontrá-las e aplicá-las "de baixo para cima", sem a interferência de nenhum governo, é uma forma de evoluirmos como espécie.
- Devemos educar nossos filhos pelo exemplo para que cooperem com o próximo e respeitem a natureza que permite que eles vivam, de modo que eles se recusem a competir contra seus semelhantes, que é o que o sistema deseja.
- A solução para tudo é voltar ao comunismo? Se é a solução definitiva para tudo, não posso dizer, mas sem dúvida é o único caminho seguro para garantir a sobrevivência da espécie humana a longo prazo (da maioria, ao menos) sem a necessidade de guerras. Deixemos que a natureza regenere a si própria, eliminando no processo aqueles que não souberem conviver em harmonia com ela.
Criado em 23/10/2019. Fonte: Yahoo! Respostas e outro site coletado em 2015, 2016, 2017.